Friday, September 3, 2010

MGF-3-Fanatecas









As fanatecas são mulheres que fazem a excisão dentro dos rituais de iniciação chamados “fanados”.

Os fanados são muito importantes para a comunidade. É um entrelaçamento entre a educação formal e informal. Nos fanados as meninas recebem todo o tipo de informação de educação informal que é importante para a comunidade e é um elo de pertença ao seu grupo étnico. Infelizmente nestes fanados tradicionais das meninas é praticada a excisão.

No Djinopi temos fanatecas que estão a trabalhar connosco como animadoras ou facilitadores do Projecto na luta contra a mutilação genital feminina.

São mulheres que abandonaram ou estão em vias de abandonar a prática da excisão;

São mulheres com muito poder dentro da comunidade e pontes importantes no trabalho de luta contra a MGF;

São mulheres que têm uma grande influência na comunidade;

Temos que, todos os dias, trazer mais fanatecas para o nosso trabalho, engrossando assim o número de fanatecas que abandonam a prática.

Temos que, em conjunto com elas, encontrar formas de auto-sustentabilidade económica para cada uma delas, porque é através da prática da excisão que elas têm algum dinheiro para as suas famílias. É um caminho longo mas viável.

O meu abraço grande e fraterno para as fanatecas Fátima Sanhá, Fatumata Turé, Aminata Camará, Binto Sané e Fátima Dicó e para tantas outras que irão apoiar o nosso Projecto Djinopi.

Incha'allah

1 comment:

  1. Bom trabalho! Sem o envolvimento dessas mulheres, a vitória será muito dificil.

    ReplyDelete